1 - Viagem Pela História de Angola

Uma viagem através dos tempos, povos, personagens e acontecimentos que moldaram a História de Angola.

Nome:
Localização: Cranbrook, Colômbia Britânica, Canada

Helder Fernando de Pinto Correia Ponte, também conhecido por Xinguila nos seus anos de juventude em Luanda, Angola, nasceu em Maquela do Zombo, Uíge, Angola, em 1950. Viveu a sua meninice na Roça Novo Fratel (Serra da Canda) e na Vila da Damba (Uíge), e a sua juventude em Luanda e Cabinda. Frequentou os liceus Paulo Dias de Novais e Salvador Correia, e o Curso Superior de Economia da Universidade de Luanda. Cumpriu serviço militar como oficial miliciano do Serviço de Intendência (logística) do Exército Português em Luanda e Cabinda. Deixou Angola em Novembro de 1975 e emigrou para o Canadá em 1977, onde vive com a sua esposa Estela (Princesa do Huambo) e filho Marco Alexandre. Foi gestor de um grupo de empresas de propriedade dos Índios Kootenay, na Colômbia Britânica, no sopé oeste das Montanhas Rochosas Canadianas. Gosta da leitura e do estudo, e adora escrever sobre a História de Angola, de África e do Atlântico Sul, com ênfase na Escravatura, sobre os quais tem uma biblioteca pessoal extensa.

terça-feira, maio 30, 2006

1.1 Dedicatória

 

Amigo Leitor - Para ler os meus outros blogs visite o Roteiro de Viagem

 

Dedico esta Viagem Pela História de Angola à memória de minha Mãe, Maria Helena, que desde tenra idade despertou em mim a curiosidade pela leitura e o gosto pelo estudo da História de Angola.

Dedico-a também à saudosa memória do meu irmão Rui Manuel pela lição de amor a Angola que me deu.

Cumpre-me ainda registar aqui a minha gratidão a minha esposa Estela (Princesa do Huambo) e ao nosso filho Marco Alexandre por todo o suporte, paciência e resignação que ao longo dos anos sempre mostraram por esta obra solitária.

sábado, maio 27, 2006

1.2 Bem Vindo a esta Viagem Pela História de Angola!






Bem vindo amigo(a) a bordo desta Viagem Pela História de Angola!



Uma viagem através dos tempos, povos, personagens e acontecimentos que moldaram a História de Angola



Amigo Leitor - Para ler os meus outros blogs visite o Roteiro de Viagem. Obrigado.

 

O objectivo principal deste esboço histórico angolano é somente relembrar a nossa memória social e fazer-nos "pensar mais" numa História de Angola mais objectiva e abrangente. Espero também que esta Viagem ajude a renovar o interesse público através de um debate são, ajudando assim os estudantes e curiosos da História de Angola a alcançar uma perspectiva mais objectiva e completa.

Esta Viagem Pela História de Angola é somente um trabalho de divulgação para um público geral. Embora extensa, a obra é necessáriamente superficial, abrangendo um grande número de tópicos apenas levemente. O detalhe na cobertura dos tópicos nem sempre é linear, o que espero uniformizar à medida que tenha oportunidade de o fazer.

Não usei metodologia nem rigor científico apurados. Indico apenas algumas fontes de referência bibliográfica em alguns tópicos, não em todos. A pesquisa que fiz resumiu-se à consulta da minha biblioteca pessoal, de visitas à Vancouver Public Library, e pelo acesso à internet, o que deixou por cobrir adequadamente alguns tópicos e períodos importantes da nossa história. Esta Viagem é ainda incompleta, sobretudo na cobertura do período pós-Independência.

Não pretendo fazer história escrevendo história, mas esta Viagem Pela História de Angola que vais ler é diferente. É diferente porque tentarei sempre expôr os tópicos e as interpretações de uma forma mais objectiva e equilibrada tanto quanto possível, fugindo sempre de uma perspectiva parcial ou de uma visão polarizada (colonial ou nacionalista) dos factos ou interpretações. Contrariamente a outras "Histórias de Angola" do tempo colonial e do período pós-independência, que antagonizavam os feitos de um povo contra o outro, esta Viagem em que agora embarcas não é só uma história dos Portugueses em Angola, nem é só uma história dos povos Bantos de Angola, é simplesmente uma História de Angola que abrange a acção e influência de todos os que contribuiram para a sua construção.

Esta Viagem nasceu inicialmente em forma de apresentação de slides em formato Microsoft PowerPoint; contudo, após um longo debate comigo próprio, decidi publicar o trabalho em formato de blog, e mais tarde, quando os recursos e tempo mo permitirem, tenciono incorporar todo o trabalho num website, tarefa que espero concluir nos próximos meses ou anos. Como meu plano principal para usar o tempo livre (?) na minha vida de reformado que se aproxima, tenciono eventualmente publicar todo o trabalho em forma de livro.

Logo que disponha de mais tempo, vou incluir nos blogs as gravuras que tinha na versão PowerPoint, que nem sempre se referem directamente a Angola, mas que são representativas de condições e épocas semelhantes. Algumas gravuras, em especial a respeito do tráfico de escravos, podem ser tomadas como chocantes e assim talvez perturbar alguns leitores. Devido às limitações do formato de blog, algumas figuras nem sempre estarão inseridas nos locais ideais.

Uma breve referência a direitos de autor e copyrights: Tanto quanto possível usei nos blogs imagens e gravuras de domínio público que encontrei em diversas fontes (na internet, livros e em magazines), e imagens e gravuras sujeitas a direitos de autor e copyright, mas de autor desconhecido que não pude encontrar contacto. Se algum autor ou proprietário de direitos de autor e copyrights encontrar imagens ou gravuras suas nestes blogs, e se opuser à sua publicação sem sua autorização expressa, por favor contacte-me imediatamente para o endereço de email abaixo, e eu tudo farei para as retirar imediatamente, após verificação dos mesmos direitos. Da mesma forma, se o leitor(a) precisar de usar material deste blog, por favor contacte-me para obter a devida aprovação.

A obra está organizada em capítulos, correspondendo cada capítulo a um blog. Cada blog é constituído por texto, gravuras e links para outros blogs (capítulos), e está, por sua vez, dividido em secções, cada uma específica a um tópico. Este trabalho é longo, de forma que vou tentar completar um tópico por mês, pelo que te peço a ti leitor(a) um pouco de paciência pelo passo vagaroso em que os novos capítulos vão sendo publicados.

Este é um trabalho que estará continuamente em construção, pois vou fazê-lo disponível à medida que vou completando cada tópico ou capítulo. Vou também corrigindo ou melhorando capítulos já publicados, pelo que aconselho o leitor(a) a rever de tempos a tempos capítulos já lidos, pois as revisões podem conter melhoramentos significantes.

Esta Viagem Pela História de Angola está dividida em três partes principais:

A primeira parte cobre tópicos necessários a uma melhor compreensão dos temas "História" e "Angola", assim, antes de começar própriamente com o tema de História de Angola, achei útil cobrir um pouco de história como ciência e historiografia angolana, bem como uma breve referência do papel das ciências sociais no estudo da história, pois julgo necessário saber-se história como ciência em mais profundidade, para melhor se compreender história como forma de conhecimento; uma breve monografia de Angola cobrindo o ambiente natural (território, clima, morfologia do terreno, regiões naturais, rios e bacias hidrográficas, fauna, cobertura vegetal e flora) e humano (geografia humana, demografia, evolução urbana, economia, e outros aspectos importantes), e uma breve resenha histórica e social dos seus povos, bem como a sua formação territorial e um historial das suas províncias.

A segunda parte cobre a História de Angola própriamente dita, e está dividida em quatro secções pincipais: Proto- e Pré História de Angola; Angola Pré-Colonial; Angola Colónia Portuguesa; e Angola Independente.

A terceira parte é um suplemento à História de Angola, pois dedico algum espaço e atenção à cobertura da "periferia" da História de Angola, revendo em algum detalhe os principais factores externos que a moldaram. Preparei assim uma resenha breve da pré-história de África, como berço da espécie humana, das migrações dos povos Bantos e da história dos estados africanos antecedentes à formação do Antigo Reino do Congo e ao contacto com os Portugueses, da expansão ultramarina portuguesa no mundo, do tráfico de escravos do Atlântico, da história do Brasil Colónia, e dos impérios ultramarinos espanhol, holandês e inglês que tanto moldaram o desenvolvimento do império ultramarino português. Cubro ainda a história da acção missionária nas duas costas do Atlântico Sul. Finalmente, cubro também a história da corrida e partilha de África e o estabelecimento do imperialismo e colonialismo europeus, do despertar da independência dos países africanos, e da evolução política e económica de África desde 1960.

Sempre que oportuno apresento uma resenha da história económica de Angola, com especial atenção à estrutura económica, política e social característica de cada uma das épocas da História de Angola.

Como complemento, embora em forma muito resumida, apresento ainda um esboço panorâmico da criação artística angolana, incluindo a literatura, a música, a dança, a pintura, a escultura e máscaras, a actividade desportiva, o folclore e a cultura popular angolanas através dos tempos.

No final da obra incluo uma breve cronologia da História de Angola, indicando apenas as datas dos acontecimentos mais importantes, e preparei ainda uma biografia muito breve de "Quem é Quem" (Who's Who) na história e estudo de Angola, que espero venha a ser de alguma utilidade.

Para o leitor que queira aprofundar um pouco mais o conhecimento da História de Angola, incluo tamém uma bibliografia mais detalhada e anotada por mim das obras que julgo mais relevantes.

Finalmente, uma obra desta extensão não está livre de erros, se bem que os tentarei corrigir logo que detectados, embora não tenha o benefício da ajuda de um editor ou corrector ortográfico. Contudo, quaisquer erros que encontres são meus sómente e não das fontes ou dos autores consultados, e pelos quais assumo inteira responsabilidade. Peço-te assim antecipadamente perdão pelos erros e omissões que encontrares e apelo à tua crítica construtiva.

Os teus comentários são sempre benvindos e necessários, pois eles ajudam a melhorar ainda mais esta viagem fantástica e aliciante.

Aguardo impacientemente os teus comentários. Por favor escreve-me via email para helder.ponte@gmail.com ou hfponte@shaw.ca a que tentarei responder logo que me seja possível.

Desde já agradeço a tua amável companhia nesta Viagem Pela História de Angola.

Boa Viagem Companheiro(a)!

Helder Fernando Ponte (Xinguila)

Cranbrook, Colômbia Britânica, Canadá
Abril de 2007